Educação - Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021

PARTICIPEM DA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOFETE!

As inscrições e votações estarão disponíveis entre os dias 13 e 17 de setembro. Após preencher seus dados, você poderá votar no Eixo que considere mais importante para melhorar a Saúde Pública de Bofete. Sua participação é MUITO IMPORTANTE!   INSCRIÇÃO E VOTAÇÃO DE EIXOS (clique aqui) Faça sua inscrição > Vote em 1 dos eixos! Eixos a serem votados na Pré-Coferência Municipal de Saúde - Bofete: EIXO 1 Previne Brasil - https://aps.saude.gov.br/gestor/financiamento é uma nova forma de recebimento de recurso, conforme Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, tendo como base três critérios sendo eles: Captação Ponderada, isto é, o repasse é calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família ou equipes de Atenção Primária. Desempenho, isto é, o valor a ser transferido neste componente, serão considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores que serão monitorados e avaliados no trabalho das equipes e o monitoramento desses indicadores vai permitir avaliação do acesso, da qualidade e da resolutividade dos serviços prestados à população. Incentivo para ações Estratégicas em que o repasse seguirá regras para cada programa adotado pela gestão municipal. É de grande valia que os usuários SUS tenham conhecimento sobre as formas de atendimento prestado pelo serviço de saúde e no momento certo qual atendimento procurar, isto é, devemos ter como foco na saúde desde a prevenção que se inicia na Atenção Básica “AB” (exames e consultas anuais preventivos) para isso devemos procurar as Unidades de Equipe de Atenção Primária “EAP” (antiga UBS) ou Equipe de Saúde da Família “ESF; para os usuários que sintam uma alteração em sua saúde ou que nos exames e consulta de rotina foi detectado algum problema, esse paciente será encaminhado para as especialidades, chamada de Média e alta Complexidade “MAC”; Aos pacientes que sofrem de dores agudas em que não sabem o motivo ou causa do sofrimento devem procurar o Pronto Atendimento “PA” – assim se faz o atendimento da atenção primária à Atenção Especializada. EIXO 2 O Investimento em Recursos Humanos consiste em aumentar a equipe para melhor atender aos usuários, através de concurso público ou terceirização, uma vez que a demanda vem aumentando. Um dos pontos importantes seria um acolhedor na porta de entrada, dando as orientações necessárias, auxiliando os usuários em acessibilidade, proporcionando assim um atendimento ágil e eficiente. Capacitação e Educação Continuada - Capacitar a equipe atuante para desenvolver o trabalho rápido e meticuloso e também manter a reciclagem anual dos cursos feitos pelos profissionais, afim de manter o atendimento prestado atualizado. Organização e Comunicação entre setores da Unidade de Saúde - significa em colocar sobre entendimento da equipe que somos intersetoriais e precisamos estar sempre na mesma linha de comunicação para atender as demandas da saúde. EIXO 3 Criação de Comissão Interna para deliberar sobre demandas extras SUS - Criação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas de atuação (Farmacêutico; Assistente Social; Enfermeiro; Médico...) e demais profissionais que se fizerem necessários para analisar e discutir soluções visando as necessidades dos usuários sobre itens não fornecidos pelo SUS. Implantação de Caixa de Sugestões para Usuários Colocar uma caixa de sugestão à disposição dos usuários, permitindo que a gestão possa melhor atender as necessidades dos usuários. Frota - Gestão em manutenção periódica - Submeter os veículos da saúde a manutenções periódicas, visando a prevenção de possíveis paralizações de veículos principalmente os que atendem a população. Logística de documentos e materiais hospitalares - Melhorar a logística de transporte agilizando o reabastecimento de materiais consumidos pelas unidades de saúde, assim como a criação de um cronograma de saída de documentos. Sugestão de um horário mais flexível de atendimento aos usuários, no que se refere ao agendamento de transporte para consultas em período que o setor está fechado. Discutir sobre a flexibilidade nos horários de retorno, dos pacientes que passaram por consulta, as suas residências no setor rural do município. EIXO 4 Padronização das unidades conforme orientação SUS – Deixar as unidades de saúde com as características propostas pelo Ministério da Saúde (http://189.28.128.100/dab/docs/sistemas/pmaq/guiasinalizacao.pdf) Visto que a sinalização padrão permite que o usuário identifique melhor o ambiente e assim facilitando o acesso ao serviço de saúde. Padrão em uniformes e crachás – Discutir com a gestão a respeito do uso de uniforme padrão por profissionais seguindo as recomendações da NR32, visto a diferença apenas entre setores, assim como o uso obrigatório de crachás para facilitar a identificação do profissional de saúde pelo usuário. EIXO 5 Atendimento programado – Melhorar o sistema de agendamento de forma que o usuário tenha como vantagem: agendamento de consultas com prazo menor de que vinte dias, permitir que o usuário seja atendido dentro do horário agendado, visando que o usuário necessite chegar apenas vinte minutos antes do horário marcado e sendo chamado para o atendimento dentro do horário previamente agendado em seu cartão de consulta. Implantação de APP online – Criação de um aplicativo online que possa ser baixado e instalado em celulares e computadores de forma a facilitar o usuário em solicitar agendamentos de consultas médicas, exames e agendamentos de transporte mediante comprovação da solicitação, visto que a solicitação do agendamento pelo app poderá ser feito fora dos horários convencionais de atendimento das unidades de saúde.