Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 12 de Maio de 2020

Diretoria do Meio Ambiente realiza poda sanitária de árvores em Bofete

A Diretoria do Meio Ambiente realizou na manhã desta terça-feira, 12, o trabalho de poda sanitária de árvores nas áreas públicas do município. O trabalho teve início ao redor da praça da matriz, onde uma equipe contratada sob supervisão da Diretora do Meio Ambiente, a Engenheira Florestal Carina Zanco realizou o procedimento, tomando todos os cuidados necessários para a realização do serviço. A Diretoria realiza podas de árvores de acordo com o cronograma interno e supressões (cortes) de árvores que estejam oferecendo algum risco, mediante análise técnica. Os pedidos de poda ou supressão podem ser feitos por qualquer pessoa na Diretoria de Meio Ambiente, no mesmo local de atendimento da Vigilância Sanitária. Após o pedido, é realizada vistoria técnica no local e o pedido então é analisado pela equipe da Diretoria do Meio Ambiente. As intervenções em árvores que estão em vias públicas são realizadas pela equipe da Diretoria do Meio Ambiente, já as que estão em propriedades particulares recebem uma autorização para que o proprietário faça a intervenção. “Quando é autorizada a supressão de uma árvore, existe uma compensação ambiental, que é a plantação de mudas em locais pertencente ao município. Essa compensação auxilia na arborização da cidade”, conta a Engenheira Florestal, Carina Zanco. Lembrando que toda a supressão ou poda de árvore deve ser autorizada pela Diretoria do Meio Ambiente. “De acordo com o artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98), danificar, lesar ou maltratar plantas de logradouros públicos ou em propriedade privada é crime ambiental”, lembra Carina Zanco, diretora do Meio Ambiente.