Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Bofete, quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3883-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a sexta - 7:30h às 11h - 12:30h às 17h

Quar
01/12
Predomínio de Sol
Máx 33 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Quin
02/12
Predomínio de Sol
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0
Sext
03/12
Chuvas Isoladas
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
13.0
Sáb
04/12
Predomínio de Sol
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
13.0

Livros Infantis

LIVROS INFANTIS

Publicado em 14/04/2020


A importância da Leitura na Educação Infantil 

A leitura é uma das principais ferramentas na formação social e cidadã de uma pessoa. Através dela é estimulada a capacidade dos cidadãos se organizarem em sociedade de forma consciente, crítica e solidária. 
É de extrema importância o incentivo desta prática desde a educação infantil. A leitura estimula a imaginação e tem a capacidade de tornar mais reflexivo o senso crítico de uma pessoa. Iniciar este processo na infância é fundamental e deve ter influência e exemplo de pais e educadores. 
A familiarização com livros e suas narrativas oportuniza a interação com o ambiente em que estamos inseridos e é de grande importância para nossa compreensão de mundo. 
Não apenas em casa, mas também na escola, com a alfabetização infantil, a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário e a criatividade – além da construção de uma formação ética e recursos para lidar com emoções e sentimentos. 
Rotina
Na fase infantil precisamos fixar rotinas para as crianças. De forma leve, é preciso disciplina de pais e professores para criar o hábito ao mesmo tempo que a prática não deve ser imposta, para não despertar o desinteresse.


Conteúdos por idade
A faixa etária ainda é o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, mas cada uma se desenvolve de uma maneira. Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

A partir do segundo ano as histórias devem conter narrativas rápidas e curtas, compostas com gravuras simples e atrativas. Recursos como fantoches e livros dinâmicos auxiliam no despertar do interesse.

Entre dois e três anos de idade os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança – como por exemplo histórias de família, brincadeiras e escola. 
Depois, até os seis anos de idade, os livros podem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens. Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.

Nesta página estão disponíveis alguns livros infantis para aguçar a imaginação de nossas crianças. 



Covid-19

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Bofete - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.